Maximo Recreio Condomínio Resort
Ola seja bem vindo. Fique à vontade para explorar o fórum no espaço aberto, mas lembre-se de fazer registrar-se e fazer login por favor (observe os links no menu ao topo do fórum).

Maximo Recreio Condomínio Resort

Espaço aberto para moradores e visitantes, relativo ao condomínio instalado no Recreio dos Bandeirantes em Agosto de 2011.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Login  
Novo Tópico   Responder ao tópicoCompartilhe | 
 

 Saida de ar da Cozinha para Coifa, Exaustor ou Forno Embutido

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Murilo Perrone
Admin


Mensagens: 53
Data de inscrição: 06/08/2011

MensagemAssunto: Saida de ar da Cozinha para Coifa, Exaustor ou Forno Embutido   Qua Out 12, 2011 5:04 pm

Coifa ou exaustor de fogão precisa jogar o ar para fora da cozinha e nossas plantas não tem previsão para isso. Temos uma única saida de ar externa que é para o aquecedor de água a gás.

Quem usa depurador não precisa se preocupar com isso pois o depurador filtra o ar e devolve para a cozinha. Quem usa forno embido com grade de ventilação dianteira acima e abaixo do forno também não terá problemas, pois o ar é devolvido para a cozinha. Porém com estas soluções, mesmo usando filtro de carvão ativado, não se elimina totalmente a gordura e cheiro. Além disso, não são as opções mais atraentes, esteticamente falando.

Será que podemos reaproveitar a saída do gás com um tubo em T?
O primeiro ponto é se existir uma ventoínnha (pequeno ventilador) no aquecedor ou no fogão, o T não vai funcionar, pois esta ventoinha tenterá a forçar o ar para o caminho errado. Ou seja, o ar quente do aquecedor pode vir para a cozinha e vice-versa. O segundo ponto é que talvez a CEG não aprove isso.

Vale lembrar que os aquecedores modernos capazes de atender a todo o apartamento utilizam uma tecnologia se chama “exaustão forçada”. Neles existe ventoinha interna de exaustão do ar aquecido. Isso aumenta a eficiência do aparelho e ainda evitar o fluxo de ar contrário, causado por vento, que poderia apagar a chama de gás.

O opção restante é de passar um duto por dentro do gesso com a saida na área. Nesse caso, para evitar gordura nas roupas, deve ser um depurador que comporte duto de ar. O carvão ativado do depurador filtra a gordura e o cheiro.

A questão é onde colocar a saída deste duto. O ideal seria na varanda, mas seria necessária uma adaptação visível pois o teto de gesso da cozinha e varanda não tem a mesma altura e ainda existe uma viga dividindo estes espaços.

Outra hipótese seria utilizar a “grelha” que existe no teto da área. São duas grades logo abaixo do duto de saída do aquecedor. Essas grades permitem a saida de calor acumulado e de possíveis vazamentos de gás se ocorrerem. Não sei se a CEG aprovaria a instalação se houvesse um duto do fogão passando por dentro do gesso até uma dessas grades, mesmo que a outra estivesse livre.

Minha idéia então é jogar o ar para cima do gesso sem nenhum duto e deixar que saia livremente por estas grelhas. Para isso vou usar um depurador que aceita duto de ar para conectar ao gesso. Ja no caso do forno embutido com passagem de ar por trás da coluna, o problema é que não existe ventoinha nem filtro. Terei que fazer uma adaptação, reduzindo a profundidade do módulos superior para instalar um filtro de 30 x 60 cm por trás dele. No entanto, temo que este filtro vai restrinja a passagem do ar quente comprometendo o resfriamento natural do forno. O excesso de calor poderia causar queima dos móveis ou talvez até do forno em si.

Agradeço desde já qualquer proposta de solução.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
JP
Convidado



MensagemAssunto: Re: Saida de ar da Cozinha para Coifa, Exaustor ou Forno Embutido   Qua Set 26, 2012 6:20 pm

Olá, Murilo,
Você conseguiu resolver a questão da exaustão da coifa? Estou com a mesma dúvida em um outro condomínio, mas ninguém sabe o que fazer...

Obrigado!
Voltar ao Topo Ir em baixo
marcusnr
Convidado



MensagemAssunto: Re: Saida de ar da Cozinha para Coifa, Exaustor ou Forno Embutido   Qui Jul 04, 2013 11:09 am

Olá, pessoal!

Estou no mesmo dilema e, tendo analisado todas as opções, creio que a única opção viável seria passar com o tubo da coifa por dentro do rebaixamento do teto da cozinha, e verificar a possibilidade de levar esse duto até a varanda (ainda dentro do gesso). Obviamente precisaria verificar a viabilidade, em função da cinta existente (viga separando área de serviço e varanda). A saída do duto seria no próprio teto da varanda e receberia o acabamento de uma grelha na cor branca, o que eu acredito não constituir uma alteração de fachada.

Estou prestes a verificar a viabilidade, e vou avisá-los do resultado. Se encontrarem alguma outra solução viável, por favor compartilhem!

Abs,
Marcus
Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Saida de ar da Cozinha para Coifa, Exaustor ou Forno Embutido

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Cozinha
» SAIDA DOS GT'S "ROX" E "RELAPSE"
» [Saída] Armagedon
» Saida Do Hamachi
» SKY HDTV Zapper apenas saída hdmi

Permissão deste fórum:Você pode responder aos tópicos neste fórum
Maximo Recreio Condomínio Resort :: Espaço Aberto :: Decoração, Moveis e Eletrodomesticos-
Novo Tópico   Responder ao tópico